Levar pra uma prova horas semanais de treino, carga de treino, ritmo de prova (algumas competições antes da prova alvo) descanso, uma boa logística com hotel já reservado, dias de adaptação no local, sempre são uma boa pedida, mas nem sempre são possíveis, pela correria do dia a dia. Nesse ponto de vista eu diria que seria imprescindível o ponto principal, o treino feito de forma correta, de forma que tenha um balanço entre o stress, a carga de treino e a recuperação. Treinar sem descanso é ruim, descansar sem treino também é ruim; usando palavras de um amigo, eu diria que a falta de motivação faz o mesmo mal que o excesso dela; além de treinos e descanso balanceados, o que é extremamente importante para se levar em uma maratona, é o ritmo de prova, que deve ser adquirido com provas ao longo da preparação, pois, por mais que o ritmo de treino seja intenso, o ritmo de prova é intenso e insano, e essa “insanidade”, sangue nos olhos, faca nos dentes só é adquirido e treinado com as provas, somos seres muito competitivos, e o extinto muda muito quando está valendo alguma coisa.

Saindo do lado de preparação, para o lado pratico, não podemos esquecer de detalhes importantíssimos, que muita das vezes não demos bola, por ex, aquela câmara de ar que vive dobrada, ou levada no bolso, ou fixa no canote da bike, foi conferida recentemente? Essa situação é muito comum, o atleta sai pra competir, ou ate mesmo treinar sem ter conferido esse detalhe, e na hora que precisa dela, ela esta furada…

Bom, antes de falar de equipamentos, entendo que ciclista precisa ser auto suficiente, e saber mexer na sua bike, caso não tenha aprendido ainda, que no mínimo tenha consigo as ferramentas necessárias pra resolver qualquer situação, falando em equipamentos, a sugestão é que se tenha um “kit de sobrevivência”, claro, não sugiro levar peso extra.

Ao longo dos anos consegui montar meu kit de sobrevivência e que pesa cerca de 90 gramas, ao meu ver, não pesa nada tamanha funcionalidade, nesse kit tem:

  • Powerlink,
  • Gancheira,
  • Pastilha de freio meia vida,
  • Cabo de marcha,
  • Um bom pedaço de silvertape enrolado em um pedacinho de pau(esse resolve ate quadro quebrado se precisar),
  • Cola,
  • Remendo e Espátulas,

Esse kit cabe em uma bolsinha bem pequena, fica dentro de um bolso sobrando espaço pra colocar mais coisas se precisar.

Gabriel Salgado

Além dessas 90 gramas, levo a câmara de ar (conferida dia a dia) e uma bomba pequena, e ainda um canivete multi funções e tubos de co2 com o acionador. Parece muita coisa, mas sempre distribuo nos 3 bolsos da camisa, e ainda sobra muito espaço em cada um deles, que geralmente coloco o alimento que for levar.

Pensando no lado competitivo, no qual você não quer perder tempo com nada, já deixo na mesa da minha bike o jogo de macarrão para reparos em pneus tubless junto com sua ferramenta (uma chavinha agulha de 3cm) e já fica no canote do selim, um tubo de uma mistura de co2 com selante para resolver situações de furos ou rasgos.

Gabriel Salgado

O que não deve ser deixado de lado em uma prova de maratona, é a alimentação/suplementação, talvez o item mais importante a ser considerado, a caramanhola deve estar com suplementação necessária para suportar tantas horas em esforço, e a mesma dose usada, deve ser levada para recarga, no bolso, em um saquinho, porem o conteúdo dessa alimentação/suplementação, é muito pessoal, e deve ter a indicação de um profissional da área de nutrição, pois, o que pode ser bom pra um pode ser ruim pra outro, depende da demanda de cada organismo e principalmente da adaptação de cada um.

Coma antes da fome, hidrate antes da sede, são fatores importantes também a serem considerados. Respeite seus limites, ouça seu corpo.

Gabriel Salgado

Boa prova a todos!

Gabriel Salgado

Gabriel Salgado

@gabrielsalgadox

Formado em Educação Física, pós graduado e especialista em treinamento esportivo, especialista em treinamento com potencia, bike fit, avaliação física, treinamento funcional e reabilitação esportiva, além de ser atleta a 10 anos.

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Levar pra uma prova horas semanais de treino, carga de treino, ritmo de prova (algumas competições antes da prova alvo) descanso, uma boa logística com hotel já reservado, dias de adaptação no local, sempre são uma boa pedida, mas nem sempre são possíveis, pela correria do dia a dia. Nesse ponto de vista eu diria que seria imprescindível o ponto principal, o treino feito de forma correta, de forma que tenha um balanço entre o stress, a carga de treino e a recuperação. Treinar sem descanso é ruim, descansar sem treino também é ruim; usando palavras de um amigo, eu diria que a falta de motivação faz o mesmo mal que o excesso dela; além de treinos e descanso balanceados, o que é extremamente importante para se levar em uma maratona, é o ritmo de prova, que deve ser adquirido com provas ao longo da preparação, pois, por mais que o ritmo de treino seja intenso, o ritmo de prova é intenso e insano, e essa “insanidade”, sangue nos olhos, faca nos dentes só é adquirido e treinado com as provas, somos seres muito competitivos, e o extinto muda muito quando está valendo alguma coisa.

Saindo do lado de preparação, para o lado pratico, não podemos esquecer de detalhes importantíssimos, que muita das vezes não demos bola, por ex, aquela câmara de ar que vive dobrada, ou levada no bolso, ou fixa no canote da bike, foi conferida recentemente? Essa situação é muito comum, o atleta sai pra competir, ou ate mesmo treinar sem ter conferido esse detalhe, e na hora que precisa dela, ela esta furada…

Bom, antes de falar de equipamentos, entendo que ciclista precisa ser auto suficiente, e saber mexer na sua bike, caso não tenha aprendido ainda, que no mínimo tenha consigo as ferramentas necessárias pra resolver qualquer situação, falando em equipamentos, a sugestão é que se tenha um “kit de sobrevivência”, claro, não sugiro levar peso extra.

Ao longo dos anos consegui montar meu kit de sobrevivência e que pesa cerca de 90 gramas, ao meu ver, não pesa nada tamanha funcionalidade, nesse kit tem:

  • Powerlink,
  • Gancheira,
  • Pastilha de freio meia vida,
  • Cabo de marcha,
  • Um bom pedaço de silvertape enrolado em um pedacinho de pau(esse resolve ate quadro quebrado se precisar),
  • Cola,
  • Remendo e Espátulas,

Esse kit cabe em uma bolsinha bem pequena, fica dentro de um bolso sobrando espaço pra colocar mais coisas se precisar.

Gabriel Salgado

Além dessas 90 gramas, levo a câmara de ar (conferida dia a dia) e uma bomba pequena, e ainda um canivete multi funções e tubos de co2 com o acionador. Parece muita coisa, mas sempre distribuo nos 3 bolsos da camisa, e ainda sobra muito espaço em cada um deles, que geralmente coloco o alimento que for levar.

Pensando no lado competitivo, no qual você não quer perder tempo com nada, já deixo na mesa da minha bike o jogo de macarrão para reparos em pneus tubless junto com sua ferramenta (uma chavinha agulha de 3cm) e já fica no canote do selim, um tubo de uma mistura de co2 com selante para resolver situações de furos ou rasgos.

Gabriel Salgado

O que não deve ser deixado de lado em uma prova de maratona, é a alimentação/suplementação, talvez o item mais importante a ser considerado, a caramanhola deve estar com suplementação necessária para suportar tantas horas em esforço, e a mesma dose usada, deve ser levada para recarga, no bolso, em um saquinho, porem o conteúdo dessa alimentação/suplementação, é muito pessoal, e deve ter a indicação de um profissional da área de nutrição, pois, o que pode ser bom pra um pode ser ruim pra outro, depende da demanda de cada organismo e principalmente da adaptação de cada um.

Coma antes da fome, hidrate antes da sede, são fatores importantes também a serem considerados. Respeite seus limites, ouça seu corpo.

Gabriel Salgado

Boa prova a todos!

Gabriel Salgado

@gabrielsalgadox

Formado em Educação Física, pós graduado e especialista em treinamento esportivo, especialista em treinamento com potencia, bike fit, avaliação física, treinamento funcional e reabilitação esportiva, além de ser atleta a 10 anos.