Por que o desempenho no calor diminuiu?

 
 

É geralmente aceito que a capacidade de exercício aeróbico em condições quentes é reduzida, enquanto o desempenho do sprint pode até ser melhorado ( consulte o blog anterior ). O impacto da temperatura e umidade do ambiente no desempenho de resistência pode ser significativo. As maratonas são mais lentas quando as temperaturas sobem acima de 11oC e muitas competições de Ironman são realizadas em condições muito quentes. Este artigo discutirá por que o desempenho é prejudicado no calor.

A produção de calor é diretamente proporcional à intensidade do exercício; portanto, exercícios extremamente árduos, mesmo em um ambiente frio, podem causar um aumento substancial da temperatura corporal. Os seres humanos são aproximadamente 20% eficientes, o que significa que para cada 100 Watts que produzimos, também produzimos 400 Watts de calor. É claro que os atletas que produzem 400 W produziriam uma enorme quantidade de calor de 1600 W! O corpo tem várias maneiras de remover esse calor e a transpiração é geralmente a mais importante. A transpiração permitirá ao atleta remover o calor, mas também pode resultar em desidratação, o que acaba dificultando a regulação da temperatura corporal. Quando o ambiente está quente e úmido, torna-se mais difícil remover esse calor por condução e convecção e precisamos confiar apenas na transpiração.

É improvável que ocorram grandes aumentos da temperatura corporal durante o exercício em indivíduos que correm em um ritmo mais lento (por exemplo, aqueles que correm uma maratona em 4 a 6 horas), mas são comuns nos atletas mais rápidos e altamente motivados (capazes de produzir mais potência e, portanto, mais calor).

Por um tempo, pensou-se que, quando a temperatura corporal subir para cerca de 39,5 ° C (103 ° F), a fadiga central (ou seja, fadiga no cérebro e não nos músculos que trabalham) se desenvolverá (1). Isso foi visto como um mecanismo de proteção para evitar superaquecimento. Foi baseado em estudos, nos quais os sujeitos se exercitavam no calor até ficarem exaustos e sempre pareciam parar quando a temperatura central atingia cerca de 39,5 ° C (103 ° F).

No entanto, agora ficou claro que uma interação de vários fatores e não apenas a temperatura central é responsável por reduções de desempenho no calor (Nybo et al. 2014) (Figura X).

Agora se entende que o calor por si só afeta o desempenho, mas que a hipo hidratação piora as coisas. Se o corpo aquecer e o corpo ficar desidratado em um grau significativo, todas as funções fisiológicas provavelmente ficarão comprometidas.

Cardiovascular

Ao desidratar, o volume plasmático pode ser reduzido, enquanto os vasos sanguíneos se expandem. Isso dificulta a manutenção da pressão e do fluxo sanguíneo, enquanto a freqüência cardíaca aumenta. Se o sistema cardiovascular estiver comprometido, isso poderá afetar a liberação de oxigênio e a remoção de metabólitos.

Sistema nervoso central

O cérebro esquenta e há várias alterações no cérebro, como depleção de combustível, alterações nos neurotransmissores, acúmulo de amônia, citocinas etc. que podem alterar a função cerebral.

Músculo

O calor também influencia direta e indiretamente a função muscular, há acúmulo de metabólitos e aumento da taxa de degradação do glicogênio.

Respiração

Aumentos na ventilação e falta de ar são geralmente observados.

Fatores psicológicos

Por último, mas certamente não menos importante, há um aumento do desconforto e efeitos na tolerância à dor, humor e motivação, os quais podem influenciar o desempenho.

Então, o que causa uma diminuição no desempenho no calor?

Portanto, é complexo explicar por que o desempenho diminui no calor, prever quanto será afetado e quanto certos níveis de desidratação influenciarão isso. É claro que não há um fator, mas muitos fatores que trabalham juntos para causar fadiga (resumidos na figura e em (2). Ainda há muito que é incompletamente compreendido e Nybo et al (2) em uma excelente revisão da A literatura concluiu que estudos futuros devem tentar isolar cada um dos fatores que influenciam o desempenho no calor e estudar sua importância. Obviamente, essa é uma tarefa demorada e não é fácil.

Do ponto de vista prático: geralmente não podemos mudar o ambiente, por isso é recomendável minimizar a desidratação e procurar oportunidades para esfriar a pele e o corpo.

Referências

1. Cheuvront SN, Kenefick RW, Montain SJ, Sawka MN. Mecanismos de comprometimento do desempenho aeróbico com estresse térmico e desidratação. J. Appl Physiol (1985). Dezembro de 2010; 109 (6): 1989-95.

2. Nybo L, Rasmussen P, Sawka MN. Desempenho nos fatores fisiológicos do calor de importância para fadiga induzida por hipertermia. Compr Physiol. Abr 2014; 4 (2): 657-89.

Efeitos do calor no desempenho da corrida

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Asker Jeukendrup

Asker Jeukendrup

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30 anos de experiência em nutrição esportiva como pesquisador, educador, praticante, consultor e atleta

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