Alimentação em dia OFF

Dia de descanso, o famoso day off! E aí surge a dúvida, como tenho que me alimentar nesses dias?
E é sobre isso que a nutri 🙋🏽 vai escrever hoje.
Antes de iniciar, gostaria de salientar que vou me referir aos dias OFF que estão inseridos em uma periodização de treinamento específica para esportes de ENDURANCE.
Primeiro ponto é entender o objetivo do day OFF: a recuperação muscular e o reestabelecimento da função máxima tecidual. Logo, este dia é realizado (normalmente) antes ou após sessões de treino extenuantes.
E você sabia que esse processo de recuperação pode durar de 24 a 48 horas após 1 treino exaustivo? Sendo assim, cortar drasticamente calorias e/ou carboidratos pode ser um tiro no pé. Restrição calórica severa, baixo consumo de antioxidantes ou baixíssima ingestão de bons carboidratos não combinam com recuperação muscular.
Também é importante lembrar a individualidade do atleta, pois muitos deles sentem bastante fome no dia OFF (o que é um sinal fisiológico de necessidade de maior aporte nutricional), já outros notam redução de apetite. Isso deve ser considerado para a prescrição nutricional.
Outro ponto: entender qual é o objetivo do atleta na fase atual. Ganho de Performance? Redução de peso? As condutas nutricionais são diferentes dependendo dessa reposta.
Percebe como não tem uma resposta pronta e não existe regra? Depende muito de cada atleta.
Vale lembrar que em dias sem treino, acaba sendo natural não realizar a refeição pré treino (pois o horário de acordar normalmente muda) e nem o intra treino. Isso já deixa o valor calórico da alimentação do dia OFF menor, naturalmente.

ELIZABETH MORAIS

NUTRICIONISTA CLINICA E ESPORTIVA

A Cycleteam agora conta com a parceria da nutricionista Lili. Em breve, super dicas e conteúdo de qualidade. Mais informações e agendamento de consulta pelo WhatsApp e ou email.

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